Paraty

Paraty é um município do Estado do Rio de Janeiro, considerado Patrimônio Histórico Nacional, que se encontra localizado no litoral sul, na área da Costa Verde, a cerca de 250 km da capital fluminense, e a cerca de 300 km da cidade de São Paulo.

Confesso que Paraty foi um lugar que eu subestimei por muito tempo, e um destino que sempre prorroguei minha ida; até que, bastou um único final de semana nessa cidade, para eu me apaixonar completamente por esse pedacinho de céu na Terra.

E foi amor à primeira visita. Motivos não faltam. Encantos e cores também não.

image2
Centro Histórico de Paraty

Além dessa cidade situada entre a serra e o mar possuir uma arquitetura colonial dos séculos XVIII e IX, com lindos casarões coloridos e super preservados, que transpiram história e cultura, e que nos arrancam suspiros a cada esquina, Paraty também possui inúmeras belezas naturais, como praias paradisíacas – ainda pouco exploradas -, e cachoeiras incríveis.

Não bastasse tudo isso, a cidade também é conhecida por ser um destino gastronômico de requinte, principalmente pelo fato de diversos restaurantes maravilhosos terem tomado conta da cidade.

Sem falar nos eventos culturais que ocorrem com frequência e atraem milhares de turistas durante o ano todo, como a Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP, e o Festival de Jazz.

thumbnail_image1 (2)

Caminhar no Centro Histórico de Paraty e suas charmosas ruelas é como adentrar em uma outra época e, certamente, é uma grande viagem ao passado, que deve ser feita de forma bem vagarosa, principalmente pelo fato das ruas serem conservadas com suas pedras “pés-de-moleque”, onde o trânsito de carros é proibido e contribui ainda mais para o clima bucólico do local.

thumbnail_image1

 thumbnail_image2

Onde Ficar


O Centro Histórico de Paraty é a principal área turística da cidade e onde tudo acontece. Inclusive, é onde fica localizado o Cais do Porto, de onde saem diariamente os barcos e escunas para os passeios pelas praias do local.

Se hospedar nesse centrinho é poder caminhar à pé pelo burburinho e o principal ponto de agito sem ter que se preocupar com meio de transporte para poder aproveitar as principais atrações e restaurantes da cidade.

IMG_3317

As pousadas localizadas ao redor desse centrinho são hospedagens mais rústicas, mas nem por isso, menos luxuosas, como a Pousada Casa Turquesa e a Pousada Literária de Paraty. Você também encontrará certo charme, mas com preços mais acessíveis, na Pousada Porto Imperial e na Pousada do Ouro. E, no quesito pousadas econômicas, podemos mencionar a Pousada do Cais e a Pousada Arte Colonial.

Lembrando que, em que pese essas tenham sido as principais pousadas pesquisadas por mim, existem inúmeras outras opções na cidade, que você pode encontrar através de sites como Booking.com. Só não esqueça de sempre ler os comentários de outros hóspedes, o que é muito importante para evitar frustrações e aborrecimentos que podem atrapalhar significativamente a sua viagem. 😉

10295780
Pousada Literária de Paraty (Foto: Divulgação)
19766807
Pousada Casa Turquesa (Foto: Divulgação)

Como visitamos Paraty no primeiro final de semana do ano, ou seja, em altíssima temporada, nós optamos por ficar mais afastados do burburinho e escolhemos uma pousada que, além de nos proporcionar um certo conforto, também fosse mais reservada, para podermos relaxar, descansar e recarregar as energias para o ano que estava começando.

thumbnail_image4
Pousada Apple House Paraty (Foto: Divulgação)

Por esse motivo, nós escolhermos a Pousada Apple House, que, inclusive, foi uma grata surpresa, pois, apesar de encontrar-se localizada em um bairro afastado do centro – sem ainda muita estrutura -, a pousada é super nova e moderna, com 2 piscinas, sendo uma delas, inclusive, de borda infinita, sauna a vapor, serviço de bar, quartos amplos e  muito confortáveis, além de possuir um café da manhã muito farto.

2
Pousada Apple House – Suite Deluxe

Entretanto, apesar de todo esse conforto e tranquilidade que a pousada proporciona, ela fica realmente bem afastada do Centro Histórico, o que fez com que a gente tivesse que utilizar o carro e se deslocar bastante sempre que queríamos almoçar ou jantar, acabando que isso se tornou mais um incômodo do que um benefício em nossa estadia, e, ao final, chegamos à conclusão de que ficar mais próximo ao centro teria sido uma opção melhor.

thumbnail_image1 (3)
Pousada Apple House – Piscina de borda infinita

O que Fazer


Como as melhores praias de Paraty não ficam próximas à cidade, o melhor programa durante o dia é curtir as ilhas nos arredores através de passeios de barco (escunas e saveiros), que, diariamente, saem do Cais do Porto, rumo a passeios pré definidos, que custam em torno de R$ 60 (sessenta) reais por pessoa e tem uma duração média de 5 (cinco) horas.

36605702

Cada agência possui um tipo específico de embarcação e monta o seu próprio roteiro, com determina combinação de praias e ilhas. Algumas delas, inclusive, utilizam embarcações enormes, com capacidade para mais de 100 pessoas e oferecem serviço de almoço à bordo, o que eu, entretanto, não acho legal, pois não curto esse tipo de passeio engessado e tumultuado.

Mas, claro, isso vai depender do gosto e das preferências de cada um. Então a dica é que na noite anterior ao seu passeio, você vá até a Avenida Roberto da Silveira, que fica no início do Centro Histórico, e percorra todas as agências, que ficam localizadas nessa rua, a fim de procurar pelo melhor custo x benefício, e, principalmente, encontrar um passeio que corresponda ao seu perfil e a suas expectativas.

Outra boa dica é para quem vai à Paraty em um grupo grande, pois, nesse caso, vale mais a pena fechar um barco só para vocês e pedir que o barqueiro os leve aos lugares do seu interesse. No cais de Paraty, ao lado das escunas de agências, você encontra, todos os dias, barqueiros com traineiras prontas para fazer esse tipo de passeio personalizado. Basta escolher a que mais interessar e negociar o valor alí na hora.

IMG_3539

Para fazer esse passeio pelas praias e ilhas de Paraty, há ainda a opção de você alugar uma lancha e percorrer as praias com certa exclusividade, passando, inclusive, por lugares onde as embarcações mais lentas não conseguem chegar, e tudo isso, claro, sem as complicações que um passeio em um grupo pode gerar. E essa foi a nossa escolha mais que acertada!

IMG_3489

thumbnail_image6

Em alta temporada, o aluguel da lancha custa em média R$ 1.000,00 (mil reais), pelo período de 5 a 6 horas, mas, claro, isso vai depender também da empresa que você fechar e do porte da lancha que você optar.

IMG_3537
Lagoa Azul

Como foi nossa primeira ida a cidade e não conhecíamos nenhuma praia, nós pedidos pro piloto percorrer as principais e no final, fazer uma parada para almoço em uma das ilhas. Ele nos levou, também, a um lugar chamado Saco do Mamanguá, onde fica localizada a mansão que foi utilizada nas gravações de um dos filmes da saga Crepúsculo. Para quem é fã, como eu, foi bem emocionante e muito legal poder conhecer o local onde Bela e Edward passaram sua lua de mel 🙂

thumbnail_image1 (5)
Mansão do Saco do Mamanguá

Onde Comer


Além de todos os encantos naturais e arquitetônicos, Paraty também é conhecida como uma cidade com gastronomia de ponta. Achar um bom restaurante, e comer bem na cidade, não é tarefa das mais difíceis, pois existem ótimos estabelecimentos, principalmente, alí nos arredores do Centro Histórico.

Como, infelizmente, a gente só passou um final de semana na cidade, e não teríamos tempo para ir em todos os restaurantes que eu tinha na lista :(, nós optamos por conhecer dois dos mais bem avaliados: Voilà Bistrot ($$$$) e Restaurante Banana da Terra ($$$$).

thumbnail_IMG_20170107_224231795_HDR
Voilà Bistrot

O Voilà é um pequeno bistrô francês, que fica dentro da Pousada Caminho do Ouro, na Estrada Paraty-Cunha, a mais ou menos uns 15 (quinze) minutos de carro do Centro Histórico de Paraty.

Esse restaurante exclusivo, de apenas 8 mesas e ambiente super rústico, vem sendo considerado, por anos consecutivos, nada menos que o melhor restaurante do Brasil e da América latina, bem como o oitavo melhor restaurante do mundo, segundo o Tripadvisor Travellers Choice! E não é à toa que ele vem conquistando e mantendo esses títulos.

thumbnail_image2 (1)

O estabelecimento possui um ambiente super aconchegante, à luz de velas, e o fundo musical ao som de um piano, o que deixa o clima do local ainda mais agradável; tudo isso acompanhado de pratos excepcionais e de uma variada carta de vinhos.

Nosso pedido foi unânime e todos escolhemos o filé mignon ao molho madeira com purê de batatas, e o prato realmente possuía um sabor incrível e muito diferenciado, ficando nítido que a comida é preparada com muito cuidado e capricho pelo chef Christophe Legond, proprietário do estabelecimento, junto com a sua esposa Adriana.

Além disso, o próprio chef também faz questão de levar todos os pratos à mesa e abri-los na frente dos clientes com o famoso: “voilà”, o que, certamente, é um charme à parte do restaurante!

thumbnail_image1 (4)
Profiteroles
IMG_20170107_225840391_HDR
Crème Brulée

As sobremesas também estavam todas muito gostosas, com um destaque especial para o Crème Brulée, que é especialidade da casa e o sabor era realmente sensacional.

Caso você esteja interessado em conhecer o Voilà Bistrot, não deixe de fazer sua reserva com bastante antecedência, principalmente se for a Paraty em alta temporada, pois pela exclusividade do restaurante, a reserva é obrigatória e o estabelecimento é bem rígio com essa questão.

Esse, inclusive, foi o nosso único ponto negativo para o bistrô, pois tivemos um pequeno problema com a nossa reserva, que foi feita pelo próprio gerente da nossa pousada, e, na minha opinião, o imprevisto não foi bem elucidado pela dona do restaurante, que poderia ter nos dado a informação de uma maneira mais cortês e com a excelência de atendimento que se espera de um restaurante nomeado como o melhor do Brasil.

IMG_3682
Restaurante Banana da Terra

Outro restaurante igualmente imperdível na cidade é o Banana da Terra, que fica localizado na Rua Dr. Samuel Costa, bem no Centro Histórico de Paraty, e que, certamente, foi uma das nossas melhores experiências gastronômicas na cidade.

O cardápio, inspirado na culinária caiçara, vai muito além do registro regional e impacta pelo bom gosto, sabores, apresentação e atendimento impecáveis. Os pratos vão muito além de saborosos: são inesquecíveis. Dizem que comida boa é aquela que tempos depois ainda conseguimos lembrar e sentir o seu sabor né?

E é exatamente assim que me sinto em relação aos pratos do restaurante Banana da Terra, pois ao escrever esse post eu ainda consigo lembrar perfeitamente do sabor desses aqui abaixo, que foram os nossos escolhidos! 🙂

De entrada, nós pedimos a bolinha de queijo defumada com farofa de banana e geleia de bacon, que é de comer rezando de tão boa, e de prato principal, eu escolhi o filé de peixe com purê de batatas, camarão e raspas de coco, já o marido optou um robalo em crosta e risoto de palmito. Todos estavam excepcionalmente gostosos, e a experiência vivida nesse restaurante fechou nossa viagem com chave de ouro!

IMG_3690
Filé de peixe com purê de batatas, camarão e raspas de coco
thumbnail_IMG_20170108_151702161_HDR
Robalo com crosta de pimenta e limão e risoto de palmito

Esses dois restaurantes que mencionei acima são parada obrigatória para quem estiver em Paraty e curte uma boa experiência gastronômica. Não deixe de incluí-los em seu roteiro quando estiver visitando a cidade!

Espero que tenham gostado e até a próxima :*

2 comentários em “Paraty

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s