Fernando de Noronha – Passeio de Barco

Além do Ilha Tour, que já falamos nesse post aqui, outro passeio imperdível em Fernando de Noronha é o tour de barco pelas praias do chamado mar de dentro, que são: Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição, Praia do Boldró, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia da Cacimba do Padre e as Baías dos Porcos e do Sancho.

SONY DSC

SONY DSC

Esse passeio tem duração média de 3 horas, e as embarcações saem do Porto de Santo Antônio, passando pela Baía dos Golfinhos, tanto na ida, quanto na volta, até chegar à Ponta da Sapata, já no final da ilha. No caminho de volta, o barco ainda faz uma parada na Baía do Sancho para um mergulho de duração média de 40 minutos.

SONY DSC

SONY DSC

O tour pelas praias do mar de dentro é um dos passeios de barco mais populares da ilha, e, portanto, é vendido pela maioria das agências, com a diferença que, algumas delas oferecem certas comodidades, como barcos maiores e serviço de almoço à bordo, tudo isso por um preço maior, é claro.

Nós fechamos o passeio com a mesma empresa que fizemos o Ilha Tour, e por isso, o valor total saiu mais barato do que se tivéssemos fechado em separado. O passeio deles não inclui almoço, mas tem a opção de acrescentar o mergulho com plana-sub ao final, por um pequeno valor extra, e foi esse o pacote que nós escolhemos!

DSC05077.JPG

SONY DSC
Águas incrivelmente cristalinas

Da mesma forma que o Ilha Tour, a agência nos buscou no hotel às 8:00h da manhã e, após pegar todos os passageiros, nos dirigimos ao Porto de Santo Antônio, de onde nossa embarcação saiu por volta das 8:30h.

obs.: Esse mesmo pacote também possui saída na parte da tarde, mas nós preferimos fazê-lo logo pela manhã para podermos ficar com o restante do dia livre. 😉

O ponto alto desse passeio certamente é a aparição dos golfinhos-rotadores na Baía dos Golfinhos. Nós tivemos a sorte deles surgirem logo que chegamos lá, e o privilégio de poder assistir um monte deles acompanhar a nossa embarcação bem de pertinho, por um longo período. Foi lindo! ❤

IMG_20160523_093548407

IMG_20160523_093555663

image3

A chance de você encontrá-los é enorme! Entretanto, como todo espetáculo da natureza, pode ser que, eventualmente, eles não apareçam, não havendo, infelizmente, nenhuma garantia por parte da empresa para isso. Mas tenha pensamento positivo e cruze os dedos que dará tudo certo, como deu com a gente! 😉

SONY DSC

SONY DSC

Após passarmos pela Baía dos Golfinhos, nós seguimos navegando pelas praias do mar de dentro até chegarmos ao finalzinho da ilha, num local chamado Ponta da Sapata, onde há um buraco na pedra que é famoso por lembrar o mapa do Brasil! Você terá que se esforçar um pouquinho para conseguir enxergá-lo rs

SONY DSC
Ponta da Sapata

Depois de passar pela Ponta da Sapata, o barco, então, começou o seu caminho de volta com destino ao Porto de Santo Antônio, mas, antes, ele fez uma parada para mergulharmos na Baía do Sancho!

DCIM100GOPROG0141115.

DCIM100GOPROGOPR0771.

DCIM100GOPROGOPR0792.

DCIM100GOPROGOPR1134.

Essa foi nossa segunda vez mergulhando no Sancho, já que tínhamos ido no dia anterior com o Ilha Tour, e, como já falei naquele post, esse foi o nosso ponto preferido para praticar snorkeling na ilha, pois além das águas serem cristalinas e proporcionarem uma boa visibilidade do fundo do mar, foi lá onde conseguimos encontrar a maior variedade de peixinhos! Lindo demais!

GOPR1159.JPG

DCIM100GOPROGOPR1184.

No final do mergulho no Sancho, a embarcação retornou para o Porto de Santo Antônio para deixar os passageiros que não optaram por fazer o plana-sub, e nós, que havíamos fechado esse passeio extra, continuamos no mesmo barco e prosseguimos para o alto mar.

O Plana-sub, ou Aqua-sub, como também é conhecido, é um passeio no qual você é rebocado pelo barco, através de uma pranchinha, que, inclinando para baixo, você submerge até o fundo do mar, e, inclinando para cima, você volta para a superfície, e, assim, vai apreciando a vida marinha, por cerca de 30 minutos, usando apenas a máscara e o snorkel.

planasuba-1
Plana-sub (Foto: Divulgação)
plana-sub
Plana-sub (Foto: Divulgação)

Na minha opinião, o plana-sub é mais indicado para quem sabe nadar, pois o ideal é que você vá sem coletes para mergulhar bem fundo e ficar ainda mais próximo da vida marinha. Mas caso você não saiba, e deseje muito fazer o plana-sub, você pode utilizar o colete para boiar e ficar apreciando tudo da superfície, o que, na minha opinião, já vale muito a pena, pois o passeio é uma experiência única!

Nós conseguimos ver muitos peixes, tartarugas marinhas e, assim como na Baía do Sueste, encontramos tubarões novamente, mas o ponto alto do passeio mesmo foi o momento em que a embarcação passou sobre um navio naufragado, onde tinha muita vida marinha de várias espécies diferentes. Foi incrível!

O plana-sub era o passeio que eu mais queria fazer na ilha, principalmente pelo fato de eu não conseguir mergulhar com cilindro e acreditar que esse passeio é o que mais se aproxima dessa experiência, e, felizmente, ele superou todas as minhas expectativas, e deixou um gostinho de quero mais! Portanto, não deixem de acrescentar ao seu roteiro, pois, na minha opinião, o passeio é imperdível!

Após o termino do nosso mergulho com plana-sub, a embarcação nos levou de volta ao Porto de Santo Antonio, onde já nos aguardava o serviço de traslado de volta ao hotel.

SONY DSC

Depois de ter uma visão geral da ilha, tanto por terra, com o Ilha Tour, quanto pelo mar, com o passeio de barco, foi hora da gente voltar aos lugares que mais gostamos na ilha e curtir cada pedacinho de Noronha com a calma e toda tranquilidade que a ilha merece!

Até a próxima :*)

Um comentário em “Fernando de Noronha – Passeio de Barco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s