Fernando de Noronha – Ilha Tour

O Ilha Tour é um dos passeios mais populares de Fernando de Noronha, que os visitantes costumam fazer já em seu primeiro dia na ilha. Esse tour percorre os principais pontos do arquipélago através de um buggy, caso você opte por fazê-lo de forma privativa, ou em uma caminhonete 4×4, caso você opte por fazer o tour em grupo.

Esse passeio tem duração média de 10 (dez) horas, com início às 8h da manhã, horário em que as agências nos buscam no hotel, e com retorno após o pôr do sol.

Durante o tour passamos pela maioria das praias do arquipélago – dos mares de dentro e de fora – com duas paradas para mergulho, na Baía do Sueste e na Praia do Sancho. O Ilha Tour sempre percorre os mesmos lugares, mas não necessariamente nessa mesma ordem: Praia do Leão, Baía do Sueste, Mirante do Morro Dois IrmãosPraia do Sancho, Museu do TubarãoPraia da Cacimba do Padre e Mirante do Boldró, onde encerramos o dia assistindo ao pôr do sol.

image2
Chegando na Baía do Sueste

Após muito pesquisar em blogs e sites de viagens, encontrei algumas pessoas afirmando que esse tour não valia a pena, basicamente por três argumentos: o passeio era muito demorado e cansativo; a passagem pelas praias era rápida e, por este motivo, não proveitosa; e que todos os locais que o tour percorria, era possível se fazer sozinho, sem a necessidade de um guia.

Por estes motivos, eu optei por não fechar o passeio previamente e deixei para reservá-lo somente lá na ilha, diretamente com o hotel, cujo serviço a maioria das pousadas oferecem. O que eu não recomendo caso você esteja indo para Fernando de Noronha em alta temporada, pois os passeios lotam rápido e as vagas esgotam, podendo prejudicar significativamente o seu roteiro.

SONY DSC
Mirante da Praia do Leão

Então, após chegar na ilha e conversar com algumas pessoas locais, nós decidimos por fazer o Ilha Tour, e ao final, chegamos a conclusão que ele vale muito a pena, principalmente para quem tem poucos dias na ilha e/ou está indo para Noronha pela primeira vez.

E, mesmo que quelas afirmações lá de cima, a princípio, sejam verdadeiras, elas acabam caindo por terra, pois apesar de realmente ser um passeio de um dia inteiro e bastante cansativo, bem como a passagem pelas praias seja feita realmente de forma rápida, nesse tour você conseguirá ter uma perspectiva geral da ilha, e depois, com calma, poderá retornar nos lugares que você mais gostou.

Sem contar que, durante o passeio, o guia foi contanto diversas histórias e fazendo várias explicações sobre a ilha, e também tirou diversas fotografias de todos do grupo, em pontos estratégicos. Além do que, caso você opte por fazer o tour em grupo, acabará fazendo amizades, e seu dia certamente será bastante divertido.

Praia do Leão


O mirante da Praia do Leão foi a nossa primeira parada do dia. Essa praia de águas azuis cristalinas é o destaque do chamado mar de fora, tendo ganhado esse nome em razão da enorme formação rochosa dentro do mar que se assemelha vagamente a um leão-marinho deitado. É também nessa praia que ocorre a desova de tartarugas marinhas!

SONY DSC
Pedra  em formato de leão-marinho ao fundo

Eu confesso que tive que me esforçar muito pra conseguir enxergar o tal do leão-marinho alí, mas a praia é realmente estonteante, e, na minha opinião, uma das mais lindas da ilha!

SONY DSC
Águas cristalinas da Praia do Leão
SONY DSC
Mirante da Praia do Leão

Baía do Sueste


A Baía do Sueste foi a nossa primeira parada para mergulho do dia. Segundo o guia, geralmente a primeira parada costuma ser na Praia do Sancho, mas por questões climáticas e de visibilidade do mar, ele acabou por inverter o roteiro e nos levou para o Sueste primeiro (viu como o guia é importante?).

Dica: não se preocupe caso você não tenha levado seu equipamento de mergulho (snorkel, nadadeira, colete, etc), pois antes da primeira parada do tour, o guia passará em um ponto de aluguel de equipamentos, e, inclusive, caso você tenha fechado mais algum passeio, poderá manter o seu equipamento com você 😉

SONY DSC
Baía do Sueste

Para fazer snorkeling na Baía do Sueste, você tem duas opções: ou você acompanha o próprio guia do tour com o seu material de mergulho, ou há a opção de contratar um guia privativo, que fica à disposição lá na praia e promete levar os turistas em pontos específicos, os puxando através de uma boia. Na época em que nós fomos, o valor girava em torno de R$ 50,00 (cinquenta reais), por uma hora, mas eu e o Bruno optamos por acompanhar o nosso guia e fazer o mergulho junto do grupo.

DCIM100GOPROGOPR0736.
Baía do Sueste

Nós nadamos por cerca de uma hora no Sueste, até, mais ou menos, cerca de 30 metros para dentro do mar, e em que pese tenha sido um pouco exaustivo, pois não é algo com que estamos acostumados, achamos o mergulho super proveitoso e tivemos contato com bastante vida marinha. Inclusive, para nossa surpresa, tivemos a sorte de encontrar tubarões no percurso e a oportunidade de nadar dentre eles foi incrível:

DCIM100GOPROGOPR0734.
Tubarões na Baía do Sueste
DCIM100GOPROGOPR0733.
Tubarões na Baía do Sueste

Medrosa que sou, confesso que foi um tanto assustador olhar pra debaixo d’água e dar de cara com eles, mas certamente foi uma experiência incrível na vida, e, sabendo respeitar a natureza, não há perigo algum e só restam as boas memórias!

Mirante do Morro Dois Irmãos e Praia do Sancho


Após o mergulho na Baía do Sueste, nós seguimos para o PIC-Sancho, onde há passarelas que levam aos mirantes da Baía dos Golfinhos e do Morro Dois Irmãos, além dos mirantes da Praia do Sancho. Nesse PIC há duchas de água doce, lanchonete, lojinhas e estacionamento para quem for de buggy.

SONY DSC
Passarela que leva aos mirantes
Untitled
Mirante do Morro Dois Irmãos
DSC04746
Morro Dois Irmãos – uma das vistas mais lindas de Noronha

Após tirarmos nossas fotos no Mirante do Morro Dois Irmãos, nós seguimos com o tour até o mirante da Baía do Sancho, onde fizemos a segunda parada de mergulho do dia.

SONY DSC
Baía do Sancho
SONY DSC
Baía do Sancho
SONY DSC
Pelo caminho…

A Praia do Sancho é considerada um dos melhores pontos para a prática do mergulho do Brasil, e também foi eleita, por vezes consecutivas, a praia mais bonita do mundo! Se ela merece esse título, nós não podemos dizer, mas a praia é realmente muito linda, de águas azuis cristalinas, e também o ponto em que mais gostamos de praticar snorkeling.

SONY DSC
É linda demais né?

DSC05289

O acesso à praia do Sancho não é fácil, pois é feito a partir do alto de um penhasco, onde tem início dois lances de escadas de ferro encravadas na rocha, com uma fenda entre elas, além de uma grande escadaria em pedra no final.

SONY DSC
Escada de acesso à Praia do Sancho

Para quem não conseguir e tiver dificuldades de se aventurar pelas escadas, existe a possibilidade de conhecer a praia através de um passeio de barco, pois ela é uma das poucas onde é permitida a parada de embarcações para banho, que podem ficar atracadas por, no máximo, 40 minutos. Nós fizemos o trajeto pela escada e não nos arrependemos! Ficamos por cerca de 1 hora nadando no Sancho e foi incrível!

DCIM100GOPROGOPR0842. DCIM100GOPROGOPR0792.

DCIM100GOPROGOPR0830.

DCIM100GOPROGOPR1120.

DCIM100GOPROGOPR0778.

Museu do Tubarão


Depois do mergulho na Praia do Sancho, e uma pequena parada para almoço, nós seguimos com o tour para o Museu do Tubarão.

image1
Museu do Tubarão

image3

Do alto do morro, dá pra se ter uma vista maravilhosa de Fernando de Noronha, mais especificadamente da Enseada da Caieira, que é incrivelmente linda e de águas azuis, assim como a maioria das praias em Noronha.

SONY DSC
Enseada da Caieira
SONY DSC
Contemplando…

Lá de cima, também conhecemos o Buraco da Raquel, que reza a lenda ser a filha de um comandante militar que tinha problemas psicológicos e se escondia nesse buraco todos os dias. Outra lenda conta que, na verdade, ela usava o local para encontros amorosos.

SONY DSC
Buraco da Raquel

Praia da Cacimba do Padre


A próxima parada foi na Praia da Cacimba do Padre, que se tornou a minha preferida em Noronha! Ela é a praia mais extensa da ilha e é tão linda que vive numa disputa acirrada com a Praia do Sancho para saber quem ganha o título de mais bonita do arquipélago.

SONY DSC
Praia da Cacimba do Padre

De lá podemos ver o Morro Dois Irmãos bem de pertinho, e se atravessarmos a praia por uma trilha de pedras e uma escada, chegamos na Baía dos Porcos, que também é ótima para a prática de snorkeling.

Untitled
Praia da Cacimba do Padre

DSC04869

SONY DSC

DSC04837

Pôr do Sol no Mirante do Boldró


O sol em Noronha se põe no lado das praias do mar de dentro. As mais disputadas são a Praia da Conceição, a Praia da Cacimba do Padre e a Praia do Boldró, sendo que, nessa última, o espetáculo pode ser contemplado de um mirante, que foi nossa última parada e de onde assistimos a esse pôr do sol incrível, fechando o tour com chave de ouro!

SONY DSC
Mirante do Boldró
SONY DSC
Sol quase se pondo…

kkkkkkk

SONY DSC
Lindo demais!

Até o próximo post pessoal! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s